O primeiro jornal português
de Fact-Checking

A “skater” brasileira Rayssa Leal dedicou medalha olímpica ao “capitão Jair Bolsonaro”?

Sociedade
O que está em causa?
"Essa medalha eu dedico ao nosso capitão Jair Bolsonaro, eu desejo muito que em 2028 ganhe o ouro e que ele volte a ser Presidente", terá afirmado a jovem desportista em entrevista, depois de ter conquistado a medalha de bronze na modalidade de "skate street" feminino nos Jogos Olímpicos de Paris.
© Christian Bruna

Orgulho! por essas e por outras é que eu ainda acredito num mundo melhor. ‘Ah, mas ela é uma pirralha de 16 anos’. Mais inteligente do que você que votou no atual Presidente [Lula da Silva] e compactua com tudo o que ele vem fazendo no país”, destaca-se num post de 29 de julho no Facebook.

Remete para a suposta história em torno de Rayssa Leal, a “skater” brasileira que conquistou a medalha de bronze na modalidade de “skate street” feminino nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.

Alega-se que Rayssa Leal terá dedicado a medalha a Jair Bolsonaro, ex-Presidente do Brasil. O rumor tem sido propagado viralmente em várias redes sociais, do Facebook ao Instagram e X/Twitter.

“Rayssa Leal em entrevista para a CazéTV: ‘Essa medalha eu dedico ao nosso capitão Jair Bolsonaro, eu desejo muito que em 2028 ganhe o ouro e que ele volte a ser Presidente”, salienta-se na maior parte das publicações, por entre imagens de Leal e Bolsonaro.

Confirma-se a dedicatória da “skater” brasileira?

Não. A AFP Checamos, plataforma de verificação de factos, identificou a entrevista em causa num vídeo publicado a 28 de julho no canal da “CazéTV”, dedicada a conteúdos desportivos.

No final da competição, “a repórter Dayana Natale e o humorista Diogo Defante encontraram-se com Rayssa Leal para uma curta entrevista informal. Na conversa, vista a partir de 2:31:50, a atleta fala sobre nervosismo e pressão durante a competição, o apoio da claque e da equipa brasileira e a diferença que sentia entre os Jogos de Paris e os celebrados em Tóquio em 2021″, apurou.

A pedido da repórter, a “skater” mostrou depois a medalha de bronze, na direção da câmara de filmar, mas não fez qualquer dedicatória ou comentário político.

De resto, numa entrevista coletiva concedida a 29 de julho, Leal também respondeu a perguntas sobre a pressão sentida nos Jogos Olímpicos e as suas perspectivas para o futuro. Também nessa ocasião não se referiu a qualquer figura política.

A história que está a ser divulgada nas redes sociais é portanto falsainventada, não tem fundamento. Leal não dedicou a medalha a Bolsonaro, pelo menos em público, ou qualquer entrevista.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque