No início do mês de junho uma publicação peculiar começou a circular nas redes sociais: Uma fotografia de Donald Trump com a Rainha Isabel II revelava que a monarca tinha descrito, numa entrevista, Trump como sendo uma “pessoa extraordinária” e com “bom coração”. A imagem começou a circular nas redes sociais depois da visita oficial do presidente norte-americano ao Reino Unido.

“Ele é realmente uma pessoa extraordinária (…). Nós tivemos algumas conversas privadas e ele é muito genuíno. Eu tenho um pressentimento sobre as pessoas e o presidente tem um bom coração. Noutra vida, ele poderia ser meu filho”, podia ler-se na frase que acompanhava a imagem de Trump e da Rainha.

Trump está a negar nacionalidade a crianças, nascidas no estrangeiro, filhas de casais do mesmo sexo?
O presidente americano é um dos alvos mais apetitosos dos produtores de rumores créditos: Pixabay

Segundo a plataforma de fact-checking Politifact, a declaração apareceu no site conservador Clover Chronicle. De acordo com o artigo publicado no site, as declarações da Rainha surgiram através de uma “rede de notícias” sem nome do Reino Unido, que terá alegado que “esteve recentemente envolvida numa entrevista com a Rainha Isabel II, onde ela inesperadamente elogiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump”.

No entanto, não existem provas de que a Rainha tenha realmente dito aquela frase. O Politifact revela ainda que a declaração parece ter tido origem numa publicação anónima num fórum online, uma vez que, de acordo com o Palácio de Buckingham, a Rainha não dá entrevistas ou faz comentários públicos sobre política.

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network