O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“A mulher é a criatura mais bela da criação e não há nada mais repugnante do que um homem a tentar imitá-la”, disse o cardeal Robert Sarah?

Sociedade
O que está em causa?
Conhecido por ter posições conservadores, será verdade que o Cardeal Robert Sarah disse que não há nada "mais repugnante" do que um "homem a tentar imitar uma mulher"?

Está a ser partilhada no Facebook uma citação do Cardeal Robert Sarah, conhecido pelas posições mais conservadores, que se tornou viral numa questão de dias. “A mulher é a criatura mais bela da criação e não e não há nada mais repugnante do que um homem tentando imitá-la”, lê-se nos “posts” que também já chegaram ao Instagram e ao X.

Apesar de somar várias partilhas, a verdade é que esta é uma citação apócrifa. Esta frase nunca foi proferida pelo cardeal que chegou a ser apontado como possível sucessor do Papa Francisco. Quer no site do Vaticano, onde é possível ver o registo de intervenções realizadas por diferentes membros da igreja, quer nas redes sociais de Sarah (X e Facebook), não há nenhuma referência a esta declaração.

Outros meios de comunicação como o “FastCheck” ou a “RTVE” também já classificaram como falsa a frase atribuída ao cardeal Robert Sarah. De acordo com a verificação da “RTVE”, o conteúdo circula desde 21 de abril, justamente no contexto do conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque