Tudo o que diz respeito ao novo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tem muito potencial de se tornar viral. Foi assim antes da campanha, durante a mesma e, como se tem visto, no pós-eleição. Desta vez foi um vídeo de uma suposta homenagem ao “Mito”, por parte do canal de televisão norte-americano, Fox News. Suposta? Sim, porque nunca aconteceu.

No passado dia 16 de dezembro surgiu um vídeo no YouTube  - entretanto também partilhado nas redes sociais - intitulado “TV Americana FOX NEWS fez essa homenagem ao Bolsonaro para rodar o mundo. Emocionante!! Merecemos”, onde podemos ver imagens sucessivas relacionadas com o actual presidente eleito - Bolsonaro toma posse na próxima terça-feira, 1 - do Brasil. Nele também é possível visualizar várias legendas, em inglês (ao som de um tema do musical “Os Miseráveis”), como “Jair Bolsonaro is their leader” (Jair Bolsonaro é o líder deles) ou “He will counter the terrorists in Brazil in Latin America” (Ele vai encontrar terroristas no Brasil e na América Latina). No entanto, não existe qualquer passagem onde seja possível identificar a autoria da Fox News - por exemplo, o logo ou o oráculo típicos do canal de televisão conservador.

O site brasileiro Boatos.org, que fez o fact-checking deste caso, leva-nos até ao próprio site da Fox News, onde é possível ver um vídeo-resumo sobre Bolsonaro, sem qualquer semelhança com o que foi transmitido pelo canal de Youtube “Resistência Patriótica”. Segundo o Boatos, não existe qualquer referência ao vídeo no motor de busca da Fox, algo que o Polígrafo pôde confirmar:

bolsonaro

De quem é o vídeo então? De um apoiante do presidente brasileiro eleito que, à imagem de muitos outros militantes da sua causa, não teve pruridos em manipular imagens em função de uma causa.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua