O primeiro jornal português
de Fact-Checking

A Emirates tem um avião coberto de diamantes?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
A companhia aérea sediada no Dubai deu a conhecer no Twitter aquele que seria o seu mais recente avião: um "Bling 777" forrado a diamantes. Uma brincadeira que muitos levaram a sério, tendo obrigado a empresa a desmentir a veracidade da história, que entretanto se tornara viral.

A companhia aérea de luxo Emirates decidiu “presentear” os seus clientes com um upgrade nunca visto, que anunciou ao mundo através do seu perfil na rede social Twitter: um avião totalmente coberto de diamantes. De diamantes? Sim, de diamantes. Foram muitas as pessoas que se interrogaram na própria página sobre se a fotografia era verdadeira, sobre até que ponto é que um avião poderia levantar voo com “aquele peso todo”, etc. Mas as dúvidas esbarravam com a legenda que acompanhava a imagem: “Apresentando o Emirates ‘Bling’ 777”, escreveu a companhia sediada no Dubai.

[twitter url=”https://twitter.com/emirates/status/1069973366759669761?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.dn.pt%2Fvida-e-futuro%2Finterior%2Fa-foto-do-aviao-forrado-a-diamantes-que-era-falsa-10292553.html”/]

O que a maioria das pessoas não viu foi que além dessa inscrição havia outra: “Imagem criada por Sara Shakeel“.

E quem é Sara Shakeel?

Trata-se de uma artista paquistanesa que se especializou em cravejar digitalmente a diamantes as mais variadas superfícies. Entre as suas criações, Shakeel já cravejou a diamantes batatas fritas da McDonalds, catedrais ou as Torres Gémeas.

Entretanto, para combater o descontrolo da informação, o porta-voz da empresa já veio esclarecer que se tratou de uma mera partilha de uma imagem que consideraram bonita e que nunca se colocou a possibilidade de as pessoas a entenderem de outra forma – o que, pelos vistos, aconteceu.

Fique com algumas “obras” que a artista partilha na sua página de Instagram:

[instagram url=”https://www.instagram.com/p/BrANqPBl8Zi/”/]

[instagram url=”https://www.instagram.com/p/BrLrGVclW9a/”/]

[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bq45uX8luYY/”/]

Avaliação do Polígrafo:

 

 

 

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque