A qualidade gráfica da publicação é rudimentar e o conteúdo da mensagem é telegráfico - "A dívida portuguesa está quase nos 300%" - e não apresenta qualquer fonte de informação ou fundamentação.

Ainda assim já foi partilhada por centenas de pessoas nas redes sociais, com especial incidência no Facebook.

É verdade que a dívida pública de Portugal "está quase nos 300%" do Produto Interno Bruto (PIB)?

De acordo com os dados oficiais mais recentes, compilados na Pordata, a dívida bruta das Administrações Públicas tem vindo a aumentar constantemente, ano após ano, alcançando um novo máximo de 249.143 milhões de euros em 2018 e prevendo-se mais um aumento em 2019.

A dívida bruta passou assim de 235.746 milhões de euros em 2015 para 251.569 milhões de euros em 2019 (valor ainda não confirmado, ressalve-se), perfazendo um aumento global de 15.823 milhões de euros durante a anterior legislatura.

No entanto, há uma outra forma de analisar a evolução da dívida pública: tendo em conta a proporção da dívida relativamente ao PIB, em vez do enfoque no valor bruto da dívida.

Em percentagem do PIB, a dívida pública baixou de 131,2% em 2015 para 122,2% em 2018 (ainda não há dados consistentes relativamente a 2019).

Concluindo, a publicação em análise é claramente falsa.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network