"O endividamento público total sobe 3% face a maio de 2019 e é agora o equivalente a 132% do PIB, também um dos rácios mais pesados de que há registo", acrescenta-se na mensagem da publicação em causa.

Estes números estão corretos?

De facto, a dívida pública aumentou para 264,4 mil milhões de euros em maio de 2020, um novo valor recorde, superior aos 262,1 mil milhões de euros de abril, de acordo com os mais recentes dados estatísticos que o Banco de Portugal (BdP) divulgou na quarta-feira, dia 1 de julho.

"Em maio de 2020, a dívida pública situou-se em 264,4 mil milhões de euros (Gráfico 1), aumentando 2,3 mil milhões de euros relativamente ao mês anterior. Para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de 2,3 mil milhões de euros efetuadas em maio, principalmente as emissões de longo prazo (Gráfico 2)", informou o BdP, na "Nota de Informação Estatística - Dívida pública - maio de 2020" (pode consultar aqui).

"Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 0,1 mil milhões de euros. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 2,2 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 239,2 mil milhões de euros", salienta-se no mesmo documento.

O valor da dívida pública de maio é o mais alto desde 1995, o início da série estatística disponibilizada pelo banco central.

No que respeita à dívida pública em proporção do PIB, a publicação sob análise replica uma parte de um artigo do site "Dinheiro Vivo" de 1 de julho, segundo o qual "o endividamento público total na ótica do Tratado de Maastricht sobe assim quase 3% face a maio de 2019 e é agora (final de maio) o equivalente a cerca de 132% do Produto Interno Bruto (PIB), assumindo o PIB nominal projetado pela Comissão Europeia. Ou seja, é também um dos rácios mais pesados de que há registo e está a apenas 0,9 pontos percentuais do recorde histórico anual alcançado em 2014 (132,9% do PIB), o último ano do programa de ajustamento da troika".

Esta informação também é verdadeira, podendo ser conferida na base de dados Pordata que compila as estatísticas oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do BdP, entre outras fontes primárias.

______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network