O primeiro jornal português
de Fact-Checking

A cidade de Nova Iorque tem atualmente “a pior qualidade do ar de qualquer cidade do mundo”?

Ambiente
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
No Twitter, alega-se que, atualmente, estar exposto à qualidade do ar de Nova Iorque por 24 horas é equivalente a "fumar cerca de seis cigarros". Refere-se mesmo que a cidade norte-americana é agora a que tem a "pior qualidade do ar de qualquer cidade do mundo". É verdade?

Num tweet de 7 de junho, com mais de 14 mil partilhas e milhares de reações, indica-se que a cidade de Nova Iorque ” agora tem a pior qualidade do ar de qualquer cidade do mundo”. E compara-se: “Ser exposto à qualidade do ar atual em Nova Iorque por 24 horas, seria equivalente a fumar cerca de seis cigarros.”

A imagem utilizada para ilustrar a publicação no Twitter mostra a cidade norte-americana mergulhada num denso nevoeiro.

A informação do tweet baseia-se numa notícia do “The New York Times“, mas factualmente está errada. Num artigo sobre os incêndios florestais que estão a assolar a zona do leste do Canadá, o jornal norte-americano dá conta de uma nuvem de fumo que cobriu nos últimos dias toda a cidade Nova Iorque.

No artigo de 6 de junho, informa-se que, segundo um ranking da IQAir, uma empresa de tecnologia que rastreia a qualidade do ar e a poluição em todo o mundo, Nova Iorque tinha, naquela data, “a pior qualidade do ar de todas as grandes cidades do mundo“. Ou seja, o dado citado refere-se às grandes cidades e não a “qualquer cidade”, como se refere no post em análise.

No site da IQAir, informa-se, no separador dedicado ao “ranking de qualidade do ar nas grandes cidades do mundo”, que este é composto por 90 grandes cidades. “A lista contém uma, duas ou mais cidades relevantes por cada país, com o objetivo de fornecer um contexto mundial sobre a qualidade do ar nessas cidades”, assinala-se. E destaca-se que esta lista “não pretende incluir todas as cidades do mundo“.

Tal como refere o “The New York Times”, de acordo com os dados do IQAir, Nova Iorque nem sequer está entre as 3.000 cidades que, historicamente, têm a pior qualidade do ar, lista que pode consultar aqui.

Em suma, é falso que esta cidade norte-americana tenha, atualmente, a pior qualidade do ar de qualquer cidade do mundo. Nova Iorque surgiu nos últimos dias nos primeiros lugares de um ranking de pior qualidade do ar nas maiores cidades do mundo, devido à intensa cortina de fumo em que ficou mergulhada – consequência dos incêndios florestais a deflagrar no Canadá. Historicamente, a cidade norte-americana nem faz parte do grupo de cidades em todo o mundo com maiores níveis de poluição atmosférica.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque