A prisão do ex-presidente do Brasil, Michel Temer, tem provocado ondas de choque no Brasil, com as reações a surgir um pouco de todo o lado, nomeadamente nas redes sociais, onde anónimos e figuras públicas têm vindo a manifestar as suas opiniões sobre mais um importante desenvolvimento na Operação Lava-Jato, que investiga atos de corrupção a políticos brasileiros por parte de algumas das empresas mais importantes do país, e no âmbito da qual já foram detidas figuras tão importantes como o também ex-presidente Lula da Silva ou José Dirceu, antigo braço-direito do ex-líder do Partido dos Trabalhadores.

Uma das vedetas que ontem, dia em que foi anunciada a prisão de Temer terá dado a sua opinião sobre o assunto foi Regina Duarte, uma das maiores estrelas das novelas brasileiras. Em Portugal ficou célebre pela personagem “Viúva Porcina”, que interpretou na telenovela “Roque Santeiro”.

E o que terá dito Regina Duarte? De acordo com uma mensagem viral que circula nas redes sociais, foi o que se segue: “Na pesca esportiva [desportiva em português de Portugal] você fisga o peixe, tira a foto e depois solta. O Brasil inventu a prisão esportiva: a polícia prende, a imprensa tira foto e o STF [Supremo Tribunal Federal] solta.”

Mas será mesmo que Regina Duarte fez esta afirmação? O site brasileiro de verificação de factos boatos.org investigou a história e não demorou muito a concluir que se trata de uma intrincada invenção.

Em primeiro lugar, nada há sobre o assunto no perfil de Instagram da atriz. O mesmo não se pode dizer acerca de outro espaço na internet: uma página de Facebook de um cidadão chamado Marcio Campos, que reproduz a frase. Isto em 27 de Junho de 2018.

regina duarte

Quatro dias depois, a 1 de Julho, o texto já integrava  o conteúdo de um meme colocado a circular no Facebook – e agora foi adaptado a esta nova circunstância, utilizando a cara de uma das artistas mais célebres do país para ganhar a força viral suficiente para atingir massivamente a população.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua