Um vídeo que tinha como objetivo alertar para as fake news acabou por se tornar ele mesmo uma fake news viral. A atriz Suzy Rêgo fez uma publicação na sua página de Instagram onde finge estar bêbeda e drogada para apelar aos fãs para que “deixem de acreditar em tudo o que veem na internet”. No entanto, a parte inicial do vídeo foi cortada e publicada de forma autónoma nas redes sociais, acompanhada da acusação segundo a qual a atriz tem problemas com álcool e drogas.

No canto inferior esquerdo, surge a marca da republicação de um conteúdo de Instagram onde se pode ler o nome da conta da atriz – “suzrego” – acompanhado pela sua fotografia de perfil, o que pretendia atestar a veracidade do conteúdo como tendo sido publicado pela própria Suzy Rêgo.

Segundo o site Boatos.org, que investigou a informação, as publicações que acompanham o vídeo são “vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis” - ou seja, têm todas as características que distinguem os boatos online.

A plataforma de fact-checking verificou a conta de Instagram da atriz e descobriu o vídeo original, que foi publicado no dia 8 de janeiro de 2017. Ao começar a ver o vídeo, este parece ser o mesmo que tem sido partilhado nas redes sociais de forma maldosa. No entanto, ao fim de 38 segundos Suzy Rêgo retira os óculos de sol e afirma que é tudo “mentira”. “Eu sou uma atriz e quero dizer-vos o seguinte: deixe de acreditar em tudo o que vê na internet. A internet é um palco perfeito para a mentira e para o boato. Então procure saber, informe-se, pesquise”, afirma a atriz.

Além disso, e devido ao impacto que as partilhas da primeira parte do vídeo tiveram, Suzy Rêgo já se pronunciou sobre o caso, numa entrevista ao Portal R7: “Quem mutilou o meu vídeo colherá o que plantou”, disse.

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network