O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra Justin Bieber a “admitir finalmente” o que P. Diddy “lhe fez” quando era adolescente?

Internacional
O que está em causa?
Na sequência das acusações de abuso sexual que pendem sobre P. Diddy, muito se tem especulado sobre a natureza da sua relação com Justin Bieber quando este ainda era adolescente. Mas será que, num vídeo que circula agora nas redes sociais, o cantor “admitiu finalmente” o que o Sean Combs “lhe fez” no passado?
EPA / Ali Haider

“Justin Bieber finalmente admite e mostra provas do que Diddy lhe fez”, refere-se numa publicação partilhada no Threads, remetendo para um artigo, partilhado no Blog HotNews, onde se insere um vídeo onde seriam dadas a conhecer particularidades escandalosas sobre a relação dos dois artistas, reveladas pelo próprio.

Na imagem que acompanha o post no Threads, cita-se uma alegada declaração proferida recentemente por Bieber, nesse contexto: “Usou-me como um brinquedo.” Sem se detalhar, no entanto, alegações mais concretas sobre o que estaria verdadeiramente em causa, já depois de o rapper ter sido detido, na sequência de acusações pela prática de crimes de natureza sexual. 

Mas será que o vídeo citado comprova que Justin Bieber “admitiu finalmente” o que terá sofrido, quando era adolescente, às mãos de P. Diddy?

Não. Em qualquer momento deste filme, publicado em outubro num canal do YouTube intitulado “Screen Queens”, se detalha sobre as alegadas revelações que o cantor pop teria feito sobre as práticas de Sean “Diddy” Combs. Aliás, em certo momento do vídeo (minuto 12’42), refere-se o seguinte, sobre o modo como os “fãs” de Bieber aguardam por esclarecimentos sobre as suas vivências junto do rapper: “O cantor pop não se vai pronunciar. Pelo menos, não neste momento.”

Aliás, caso revelações dessa natureza tivessem sido tornadas públicas pelo artista canadiano, teriam sido alvo de uma intensa mediatização na imprensa internacional, algo que não aconteceu até agora. Aliás, uma pesquisa pelo título do vídeo analisado (“Justin Bieber finalmente admite e mostra provas do que Diddy fez com ele”) remete para um artigo publicado pela plataforma de fact-checking Snopes”, desmentindo a tese.

Além disso, refira-se que a legenda que acompanha a partilha deste vídeo no YouTube apresenta um “aviso”, de modo a alertar os espectadores sobre a natureza do conteúdo partilhado: “O conteúdo deste canal pode conter informações baseadas em mexericos, rumores ou representações exageradas da realidade. Por favor, mantenha a discrição enquanto assiste e lembre-se de que nem todas as informações apresentadas podem ser factuais ou verificadas.”

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque