O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Lula e Dilma têm mandados de captura nos EUA?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Uma corrente colocada a circular via WhatsApp garantia que os dois amigos eram suspeitos de corrupção pela justiça americana. Não é verdade.

Nos últimos dias circulou com insistência no Brasil via WhatsApp uma informação segundo a qual o Departamento de Justiça dos Estados Unidos descobriu que Lula da Silva e Dilma Roussef, ambos  ex-presidentes do Brasil, estariam envolvidos em casos de corrupção – o que é falso.

A origem do rumor data de 2016, quando o site Imprensa Viva  publicou uma imagem fabricada que garantia que a dupla do Partido dos Trabalhadores  estaria em problemas com a justiça americana. Há dois anos, a informação foi checada por dois sites brasileiros de fact-checking e concluiu-se ser falsa, mas recentemente o Aos Fatos, um dos sites de fact-checking de referência no Brasil, em resposta a leitores que solicitaram via WhatsApp nova verificação da informação, concluiu que nunca houve sequer mandados de prisão contra Lula e Dilma.

lula da silva

Segundo a verificação do Aos Fatos, o texto disseminado na corrente do WhatsApp distorce e falseia informações de uma investigação do Departamento de Justiça norte-americano em 2016 acerca dos esquemas de corrupção da Odebrecht e da Braskem, em particular no Brasil, nos EUA e noutros países em que atuavam. Entre as irregularidades encontradas, os investigadores americanos descobriram pagamentos de subornos de 599 milhões de dólares a políticos e funcionários de companhias públicas brasileiras por parte das duas empresas.

Face ao exposto, dizer que Lula ou Dilma estiveram na mira da justiça americana é…

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque