«Quando és branco, não sabes o que é ser pobre», a afirmação foi partilhada num post, no Facebook, este mês de maio, e associa-se a várias fotografias que mostram homens, mulheres e crianças, todos brancos, em situação de vulnerabilidade. Do lado direito da imagem, surge uma foto do senador, e candidato às eleições americanas de 2020, Bernie Sanders.

Na parte inferior do meme, pode ler-se uma frase que desmentem, categoricamente, as palavras atribuídas a Sanders: «Facto: 70% dos americanos em situação de pobreza são brancos. Parem de nos afundar. Parem de nos virar uns contra os outros».

Afinal de contas, quem tem razão? O senador, que diz que não há brancos na pobreza nos Estados Unidos, ou o autor do meme que não só garante que há, como revela que 70% dos pobres no país são brancos? Para verificar a verdade dos factos é melhor ir por partes. Em primeiro lugar, as palavras atribuídas a Sanders: o site de verificação de factos Politifact revela que a citação não está longe da verdade. A frase foi dita em 2016, ano de eleições, num debate Democrata, e é exatamente assim: «quandoés branco, não sabes o que é viver num gueto. Não sabes o que é ser pobre».

Em relação à percentagem de brancos em situação de pobreza, o Politifact revela que, de acordo com o mais recente relatório sobre pobreza lançado nos Estados Unidos, cerca de 39 milhões e 700 mil pessoas vivem em situação de vulnerabilidade. Desse grupo, 17 milhões são não-hispânicos brancos. Isto significa que os brancos, hispânicos excluídos, são 42% de todas as pessoas que vivem em situação de pobreza. Tendo em conta este documento, a afirmação do meme é falsa, até porque há outro estudo, o Supplemental Poverty Measure, que confirma precisamente o mesmo.

sua
créditos: Pixabay

Porém, os dados oficiais dos Censos de 2012, nos Estados Unidos, dizem outra coisa: à data da publicação do retrato da população, 32 milhões de brancos viviam em situação de pobreza, em contraste com apenas 14,5 milhões de não-brancos. Estes números dizem, assim, que 69% da população que vive em situação de pobreza é branca, o que corrobora a afirmação feita pelo meme. Contudo, importa salientar que, nesta contagem, na categoria «brancos», estão incluídos os hispânicos, que identificam a sua etnia como branca. Em 2011, 46,2 milhões de pessoas estavam em situação de pobreza, desse grupo 67% eram brancos, todavia caso se excluam os hispânicos, a percentagem cai logo para 41%.

A frase do Facebook diz que 70% dos americanos em pobreza são brancos, afirmação que pode ser verdade ou mentira, depende da interpretação que se faz. Caso o autor esteja a referir-se a brancos, onde inclui os hispânicos,é verdade que 70% dos americanos em situação de pobreza são brancos. Se o autor, quando redigiu o meme, estava a excluir os hispânicos daquilo a que chama «brancos», então a afirmação é falsa, pois nesse cenário a percentagem de pessoas em situação de pobreza é consideravelmente menor.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...