É mais uma das tantas imagem falsas que circulam no Facebook no Brasil, associando figuras púbicas como músicos, atores e outras celebridades a políticos como Lula da Silva ou Jair Bolsonaro. Desta vez, trata-se de uma foto de Paul McCartney, o ex-Beatle de 76 anos que ainda hoje enche estádios para o ouvir tocar.

Na imagem já partilhada milhares de vezes, o músico britânico surge com uma t-shirt estampada com o rosto do carismático político brasileiro Lula da Silva, entretanto preso pelo juiz Sérgio Moro pela alegada prática de um crime de corrupção passiva.

A acompanhar a foto, estava a seguinte legenda: “É bonito ver expoentes mundiais mostrando admiração e respeito a Lula”

A Agência Lupa, site brasileiro de fact-checking, analisou a imagem a pedido de utilizadores do Facebook e concluiu que se trata de uma manipulação feita a partir de uma fotografia que que se encontra na internet desde 2017, onde Paul McCartney enverga a mesma t-shirt, mas com a cara do seu ex-colega de banda, o icónico John Lennon, estampada.

lula da silva

Na verdade, a origem de tudo radica numa campanha pró-vegetarianismo protagonizada pelo músico, lançada em 2014 pela Peta, uma Organização Não Governamental que se dedica à defesa dos animais.

ula da silva

Avaliação do Polígrafo:

Pimenta na Língua