“0-2”. Eis a mensagem que o ex-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e recandidato ao cargo em 2024, Donald Trump, terá escrito na sua rede social – a Truth Social –, “depois de sobreviver a [uma] segunda tentativa de assassinato”.
De facto, a publicação partilhada na segunda-feira (16 de setembro) exibe uma captura de imagem desse alegado post, que contaria já, à data, com 487 partilhas e milhares de gostos.
Em causa uma suposta reação do político republicano, após ele próprio ter sido alvo daquilo que “aparenta ser uma tentativa de assassinato”, nas palavras do FBI, que teve lugar no seu clube de golfe em West Palm Beach, na Flórida, no domingo, tal como noticiado pelos meios locais. Já depois de, há várias semanas, ter sobrevivido a outro incidente semelhante, durante um comício na Pensilvânia.
A tese tem vindo a circular em várias línguas e diferentes redes sociais. Mas será que existem razões para atribuir a Donald Trump a autoria desta afirmação?
Não. De facto, ao longo dos últimos dois dias não foi partilhada qualquer reação desta natureza – “0-2” – pela conta oficial de Donald Trump – “@realDonaldTrump” – na rede social que fundou em 2022.
Além disso, não existem, em meios de comunicação social norte-americanos credíveis, notícias que sustentem a tese de que tal partilha tenha mesmo sido feita pelo ex-Presidente do país. Algo que teria acontecido, certamente, no caso de uma afirmação provocatória como a aqui analisada, até porque os jornais e televisões locais têm vindo a mediatizar de forma exaustiva as reações de Trump a este alegado ataque.
De referir ainda que, segundo constatou a AFP, nenhum dos tipos de letra usados na Truth Social – as fontes “Inter” e “Poppins” – correspondem à usada na imagem alvo de análise, o que sustenta ainda mais a tese de que a mesma foi manipulada.
Assim, note-se o que escreveu, de facto, o candidato do Partido Republicano nessa rede social, na sequência deste suposto ataque: “Gostaria de agradecer a todos pela vossa preocupação e votos de melhoras – foi certamente um dia interessante! Acima de tudo, quero agradecer aos Serviços Secretos dos EUA, ao Xerife Ric Bradshaw e ao seu Gabinete de Patriotas corajosos e dedicados, e a todas as Forças da Lei, pelo incrível trabalho realizado hoje [no domingo] no Trump International para me manterem a salvo, como 45.º Presidente dos Estados Unidos e candidato republicano às próximas eleições presidenciais.”
Disse ainda que o “trabalho efetuado” para garantir a sua defesa “foi absolutamente excecional”, tendo acrescentado ter “muito orgulho em ser americano”.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: