O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Os candidatos presidenciais ganharam ou perderam nas suas terras de origem?

Este artigo tem mais de um ano
Natural ou adotivamente, há aldeias, freguesias ou concelhos que estão intimamente ligados aos sete candidatos às eleições presidenciais deste domingo. Como é que foi o seu desempenho nessas terras? Apenas um saiu vencedor, quatro foram os segundos mais votados, uma ficou em terceiro e um não foi além da quarta posição.

Marcelo Rebelo de Sousa foi votar a Celorico de Basto; Ana Gomes tem ligação estreita a Colares; Marisa Matias escolheu Alcouce (união das freguesias de Vila Seca e Bem da Fé) para passar o último dia de campanha; Tiago Mayan reivindicou o seu estatuto de autarca de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Vitorino Silva é conhecido pela freguesia de onde é originário, Rans, concelho de Penafiel; André Ventura e João Ferreira costumam fazer alusão às freguesias onde cresceram, respetivamente, Algueirão/Mem Martins e Ameixoeira (agora freguesia de Santa Clara).

Como é que foi o seu desempenho nessas terras de origem?

Marcelo Rebelo de Sousa – Celorico de Basto (concelho)

Vitória esmagadora (76,1% dos votos), mas desceu relativamente a 2016 (quando obteve 81,9). Ana Gomes foi a segunda mais votada (7,25%). Importa também salientar que houve menos 2.606 votantes, quando comparado com 2016.

Ana Gomes – Colares (freguesia do concelho de Sintra)

Terceiro lugar, recebendo 13,86% dos votos. Atrás de Ventura (15,17%), com menos 48 votos. Marcelo foi o vencedor (57,17%). A diferença para Ventura em Colares foi maior do que no conjunto das freguesias de Sintra.

André Ventura – Algueirão/Mem Martins (freguesia do concelho de Sintra) 

Segundo lugar, com 14,16% dos votos. Ana Gomes ficou em terceiro com 13,47% (menos 174 votos). Marcelo venceu (58,8%). Os resultados estão em linha com o que sucedeu em todo o concelho de Sintra, onde Ventura conseguiu mais 0,73% do que Ana Gomes.

João Ferreira – Santa Clara (antiga freguesia da Ameixoeira, concelho de Lisboa)

Quarto lugar, com 4,75%. Ficou atrás de Marcelo (54,14%), Ana Gomes (17,18%) e Ventura (15,23%). Os resultados são até ligeiramente inferiores, em percentagem, aos do concelho de Lisboa na globalidade (5,24%).

Marisa Matias – Vila Seca e Bem da Fé (união de freguesias do concelho de Condeixa-a-Nova onde está situada a sua aldeia, Alcouce)

Segundo lugar, com 28,24%. Superou a terceira classificada, Ana Gomes, em quase 18 pontos percentuais. Marcelo foi o mais votado com 46,59%. Nas eleições de 2016 tinha sido a vencedora, com 49,1% dos votos contra 31,05% de Marcelo.

Tiago Mayan Gonçalves – Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (união de freguesias do concelho do Porto, onde é autarca suplente)

Segundo lugar, com 15,94%. Apenas Marcelo obteve mais votos, com 48,37%. Mayan superou Ana Gomes e André Ventura em 0,97% e 2,43%, respetivamente. Conseguiu aqui o seu melhor resultado no país.

Vitorino Silva – Rans (freguesia do concelho de Penafiel, de onde é natural e residente)

Segundo lugar, com 41,98%. Desta vez Marcelo venceu-o (44,25%). Em 2016, Marcelo obtivera 27,3% e Vitorino 60,93%. Em termos absolutos perdeu 247 votos num universo de 1.021. O terceiro classificado, André Ventura, obteve apenas 6,26% dos votos nestas freguesia.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque