No decurso da campanha para a eleição presidencial de 1828, os adversários do candidato democrata, Andrew Jackson, insistiram em apelidá-lo de burro. O herói da Guerra Anglo-Americana de 1812, em vez de se sentir ofendido, decidiu colocar um burro nos cartazes da sua campanha.

Jackson derrotou então o incumbente John Quincy Adams e tornou-se o primeiro membro do Partido Democrata a ser eleito presidente dos EUA.

Na década de 1870, o burro foi mesmo adoptado como símbolo do Partido Democrata, na sequência da publicação de um cartoon político de Thomas Nast que evocava o feito de Jackson.

Quanto ao Partido Republicano foi fundado em 1854 e, seis anos mais tarde, Abraham Lincoln tornou-se o seu primeiro membro a assumir a presidência dos EUA. A imagem de um elefante começou a ser associada aos republicanos durante a Guerra Civil, quando "ver um elefante" era uma expressão corrente entre os soldados que se referiam a ter experiência de combate.

Mas o paquiderme só seria definitivamente assumido como símbolo do Partido Republicano na década de 1870 e também através dos cartoons políticos que Nast publicava em jornais norte-americanos.

Siga-nos na sua rede favorita.
International Fact-Checking Network