Quem nunca se surpreendeu com alguma imagem manipulada de maneira grotesca, outras quase perfeitas, publicadas no grupo de WhatsApp da família, dos amigos? Ou com aquela imagem recorrente de crianças vítimas da guerra, que insiste em reaparecer em diversos conflitos em redor do mundo? Ou até mesmo a foto de um evento real, mas com legenda deturpada na tentativa de enganar o público?

Publicações como estas revelam que nem tudo que se vê na internet e nas redes sociais é real. Imagens são facilmente manipuladas ou retiradas do seu contexto original. Pensando nisso, a Lupa – a primeira agência de fact-checking do Brasil - em parceria com o Polígrafo – o primeiro jornal de fact-checking português - resolveram criar um curso online (2 horas) para partilhar as ferramentas básicas de checagem de imagem presentes no dia a dia de trabalho de um fact-checker.

polígrafo-educação

Depois desse workshop, os participantes – estudantes de jornalismo, jornalistas profissionais ou cidadãos preocupados com o fenómeno da desinformação online- perceberão como é simples checar uma foto ou imagem a partir de um simples smartphone.

O curso será ministrado ao mesmo tempo para residentes no Brasil e em Portugal. Os horários variam em função dos fusos dos dois países. O workshop será realizado num grupo fechado no Facebook (live) especialmente criado para o efeito.

Para participar, basta clicar no seguinte link:

http://bit.ly/2DGksB0.

Aqui poderá fazer a sua inscrição e o pagamento do curso através de cartão de crédito.

PREÇO

26 euros (110 reais)

DATA

Sábado, 23 de fevereiro de 2019
HORÁRIO
Para alunos brasileiros: 11h às 13h (horário de Brasília)
Para alunos portugueses: 15h às 17h

NOTAS IMPORTANTES:

  • É necessário que o participante tenha uma conta no Facebook e esteja conectado no dia e no horário do curso online, respeitando o fuso de cada país;
  • Depois do Workshop,o grupo de Facebook criado para o curso será encerrado e todo o conteúdo excluído;
  • No final do curso, a Agência Lupa emitirá um certificado.

Esperamos por vocês!

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.