O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Olímpicos 2024. Três mentiras sobre Nadal no dia do grande embate contra Djokovic

Ao longo de uma carreira de quase 20 anos, foram muitas as falsidades escritas sobre o maior tenista espanhol de todos os tempos. No momento em que provavelmente disputa a sua última partida contra um dos seus rivais de sempre, fique com algumas das mais recentes.

1 – Rafa envelheceu subitamente? Bom, nem por isso…

Nadal como nunca ninguém o tinha visto. Com um aspeto velho e enrugado, o tenista espanhol preparava-se, segundo o autor do tweet que foi replicado centenas de vezes, para começar a treinar. A causa apresentada para o surpreendente envelhecimento? Não, não foi a idade já avançada do atleta espanhol. Acredite-se ou não, foram… as alterações climáticas.

Trata-se, claro, de uma falsidade. Na data em que o tweet foi partilhado (30 de abril de 2022), Nadal fez várias aparições públicas. Uma delas foi no treino matinal para o torneio de ténis Mutua Madrid Open. Outra, à tarde, no Estádio Santiago Bernabéu, para dar o pontapé de saída num jogo do Real Madrid, a sua equipa de eleição. Em nenhuma destas aparições o rosto de Nadal se encontra no mesmo estado que na imagem modificada.

Avaliação do Polígrafo: Manipulado

2 – “Nem louco me vacino”

Numa altura em que a vacinação para a Covid 19 era um tema central no desporto – Novak Djokovic, que hoje enfrenta Nadal em Roland Garros, sempre recusou vacinar-se – surgiu uma imagem num tweet em que se destacava, na descrição, que o tenista espanhol iria desistir de participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio e no torneio de Wimbledon por alegadamente ser contra a vacinação.

Ora, tal não era verdade. O jogador divulgou um esclarecimento na mesma rede social em que anuncia a sua não participação, secundado por outro da sua equipa em que se garante que Nadal foi vacinado antes dos Jogos Olímpicos e que o motivo da sua ausência em ambas as competições foi uma lesão no pé.

Além disso, não há qualquer vestígio destas alegadas declarações e existem outras em que o tenista se manifesta favorável à vacinação contra a COVID-19.

Avaliação do Polígrafo: Pimenta na Língua

3 – Quando uma dor “aguda” se transformou numa auto-estrada para a morte

No dia 20 de março de 2022, Rafa, como é vulgarmente chamado no circuito ATP, sentiu um desconforto no peito durante a final do torneio de Indian Wells e necessitou de assistência médica durante o jogo.

Depois do jogo, o tenista afirmou que se sentiu como se tivesse “uma agulha” dentro de si durante todo o jogo.

No mesmo dia, os opositores das vacinas contra a Covid 19 não perdoaram a oportunidade para atribuir a dor intensa de Nadal à toma da vacina contra a doença. “Rafael Nadal perde a final de Indian Wells devido a #repentinite. Tenho a certeza que com a quarta [vacina] ele vai ultrapassar isso, são seguras e eficazes”, ironizava-se num tweet, dando a entender que a vacina se repercutia ativamente nos pulmões, condicionando a respiração.

Agora a verdade: exames médicos a que o tenista foi submetido dois dias depois revelaram que sofreu uma fratura de stress do terceiro arco costal esquerdo”, uma lesão causada pela força repetida sobre o osso, que nada tem a ver com a vacina contra a COVID-19 e que teve origem, segundo a equipa de comunicação do tenista, no jogo das meias-finais que este acabara de disputar no torneio americano de Indian Wells. Também o tenista anunciou na sua conta do Twitter – agora X – os resultados dos seus exames clínicos.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque