Futebolista Dani Carvajal disse publicamente “isto com Franco não aconteceria” em resposta a Mbappé?
“Eu como jogador mantenho-me à margem da minha ideologia, mas uma coisa direi: isto com Franco não acontecia”. Circula nas redes sociais uma imagem com esta frase atribuída ao defesa do Real Madrid e da seleção espanhola de futebol, Dani Carvajal. A imagem manipulada assemelha-se a uma publicação do diário desportivo “Marca”.
Mas é falso: Carvajal nunca mencionou publicamente Francisco Franco, muito menos em resposta ao francês Kylian Mbappé, que pediu publicamente à população do seu país que vote e advertiu que os “extremos chamam à porta” nas eleições legislativas francesas. No entanto, é um boato que Carvajal tenha mencionado publicamente o ditador Francisco Franco.
Avaliação do Polígrafo: Falso
____________________________
Toni Kroos mudou de número o 44 porque lhe lembra as SS e o seu avô durante a guerra?
Circula nas redes sociais uma imagem do futebolista alemão do Real Madrid, Toni Kroos, com a seguinte mensagem: “Mudarei o meu número para 44. Lembra-me algo que o meu avô usava na guerra.”
A imagem circula a par com comparações entre o 44 escrito com a tipografia das novas camisolas da seleção alemã de futebol e o símbolo das SS (Schutzstaffel), a guarda paramilitar do regime nazi. No entanto, não há registo de que Kroos tenha dito tais palavras. Também não há nenhum anúncio de que vá mudar o seu número, além de que o Campeonato Europeu não permite números superiores a 26.
Avaliação do Polígrafo: Pimenta na Língua
____________________________
Polícia alemã autorizada a multar em 5 mil euros quem vestir camisolas contrafeitas no Euro2024?
As teorias começaram a circular depois de o jogador de futebol alemão, Christoph Kramer, ter sido visto a usar uma camisola falsificada da seleção espanhola, como escreveu o diário “Bild”, numa entrevista em direto para um canal de televisão. Kramer explicou que queria apenas demonstrar solidariedade para com a seleção espanhola, que jogava contra a Irlanda do Norte, mas que, como não conseguiu encontrar uma camisola original em Maiorca, onde se encontrava, teve que vestir a única que estava disponível: uma falsificada.
Mas não é verdade. Apesar de alguns vídeos partilhados no TikTok argumentarem que vão ser feitas “verificações aleatórias” nos estádios e que “as leis alemãs permitem que a polícia o faça”, é falso que os fãs tenham que se preocupar. À (Deutsche Welle (DW), Yvonne Schamber, porta-voz da Direção Alfandegária da Alemanha, garantiu que “a administração aduaneira não tem informações sobre possíveis multas em relação ao uso de camisolas falsificadas.”
O problema surge apenas se estes produtos forem negociados ou usados comercialmente: “Oferecer ou vender camisolas falsificadas pode ser um caso para as autoridades competentes, como a polícia.” Schamber acrescentou ainda que os indivíduos podem importar mercadorias para uso pessoal: “Para viagens dentro do território aduaneiro da UE, não há restrições alfandegárias para indivíduos que transportam os seus bens pessoais. Portanto, na esfera privada, um fã pode importar as suas camisolas pessoais.”
A Direção de Alfândega deixa ainda assim uma alerta aos adeptos: que se abstenham de comprar produtos que violem os direitos de propriedade intelectual. “Bens falsificados prejudicam a economia, o mercado de trabalho e a concorrência justa. Muitas vezes, esses produtos são de qualidade inferior ou representam riscos para a saúde.”
Avaliação do Polígrafo: Falso
____________________________