Qual é o clube que venceu mais vezes a Taça de Portugal?

É o Sport Lisboa e Benfica, com um total de 26 conquistas do troféu, a última das quais em 2017, quando derrotou o Vitória Sport Clube (de Guimarães) na final por 2-1.

Qual dos dois finalistas deste ano tem mais conquistas do troféu no seu palmarés?

Curiosamente estão empatados no número de troféus e o jogo de hoje servirá para desempatar. Tanto o Futebol Clube do Porto como o Sporting Clube de Portugal já venceram a Taça de Portugal por 16 vezes. Não obstante, o Futebol Clube do Porto está há mais anos (oito) sem a vencer, depois de a ter ganho por três vezes consecutivas entre 2009 e 2011. Quanto ao Sporting Clube de Portugal, venceu a Taça de Portugal pela última vez em 2015.

Além dos denominados “três grandes” do futebol português, quais são os outros clubes com mais conquistas do troféu?

O quarto clube que venceu mais vezes (quatro) a Taça de Portugal é o Boavista Futebol Clube. Seguem-se o Vitória Futebol Clube (de Setúbal) e o Clube de Futebol “Os Belenenses”, ambos com três conquistas. Mais abaixo na tabela de vencedores estão a Associação Académica de Coimbra (SF e OAF) e o Sporting Clube de Braga, ambos com duas conquistas. Com apenas uma vitória destacam-se ainda o Vitória Sport Clube (de Guimarães), o Clube Desportivo das Aves, o Clube de Futebol Estrela da Amadora, o Leixões Sport Club e o Sport Clube Beira-Mar (de Aveiro).

No atual plantel do Sporting não resta nenhum dos jogadores que estiveram na ficha de jogo da final de 2015, em que o Sporting Clube de Portugal derrotou o Sporting Clube de Braga no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar.

O atual treinador do Futebol Clube do Porto, Sérgio Conceição, ganhou alguma Taça de Portugal enquanto jogador?

Sim, por uma vez e precisamente ao serviço do Futebol Clube de Porto, em 1998. Na vitória contra o Sporting Clube de Braga, por 3-1, Conceição foi titular e fez a assistência para o primeiro golo dos portistas, marcado por Aloísio, aos 16 minutos de jogo. Acabaria por ser substituído aos 85 minutos, entrando Nuno Capucho para o seu lugar, numa altura em que o resultado estava 2-1 e o Futebol Clube do Porto jogava com menos um jogador desde os 62 minutos, devido à expulsão (por acumulação de cartões amarelos) de João Manuel Pinto.

Depois da saída de Conceição, Artur ainda fechou o resultado com mais um golo já no tempo de compensação. Recorde-se que, logo na época seguinte, Conceição foi jogar para a Lazio de Roma. Voltaria como jogador ao Futebol Clube do Porto apenas na segunda metade da época de 2003/2004, quando a equipa treinada por José Mourinho venceu a Liga dos Campeões (mas Conceição não podia jogar nessa competição, por ter iniciado a época na Lazio que participou na fase de grupos da mesma competição).

sérgio conceição
EPA/FERNANDO VELUDO

Algum dos atuais jogadores do Sporting Clube de Portugal esteve na última conquista do troféu em 2015?

Foi apenas há quatro anos, mas no atual plantel resta apenas um dos jogadores que estiveram na ficha de jogo dessa final em que o Sporting Clube de Portugal derrotou o Sporting Clube de Braga no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar. Não está no 11 inicial (que então foi composto por Rui Patrício, Cédric Soares, Everton, Paulo Oliveira, Jefferson, William Carvalho, João Mário, Adrien Silva, André Carrillo, Islam Slimani e Nani), mas está entre os convocados. Trata-se do defesa-esquerdo Jefferson, que entretanto perdeu muito peso na equipa, tendo sido pouco utilizado esta época.

Importa porém ressalvar que Nani, Montero e Mané iniciaram a presente temporada no Sporting Clube de Portugal, mas entretanto acabaram por sair para outros clubes. Por outro lado, Francisco Geraldes fazia parte do plantel em 2015, tal como agora, mas não foi convocado para a final de 2015 e, aliás, não jogou qualquer minuto na edição desse ano da Taça de Portugal (e o mesmo se aplica à edição deste ano).

E os atuais jogadores do Futebol Clube do Porto, algum deles esteve na última conquista do troféu em 2011?

Não. Mas Pepe já venceu uma Taça de Portugal ao serviço do Futebol Clube do Porto, em 2006, antes de se transferir para o Real Madrid. E Maxi Pereira também já venceu um troféu, mas pelo Sport Lisboa e Benfica, em 2014.

Atualização: este artigo foi editado às 12h52 com a referência ao facto de Jefferson ser o único jogador que resta da equipa que venceu a taça de Portugal em 2015.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.