As negociações entre a Ucrânia e os Estados Unidos da América para a exploração de minerais e terras raras no território ucraniano ocuparam, nas últimas semanas, a primeira página de jornais em todo o mundo, e serviram de mote ao aparecimento de várias publicações falsas nas redes sociais.
Uma das narrativas falsas que circulou, nos últimos dias, foi a ideia de que, depois de Donald Trump se ter referido a Zelensky como “um ditador sem eleições”, o presidente da Ucrânia teria banido a rede social de Trump (a Truth Social) do país, o que nunca aconteceu.
A verdade é que, desde que foi criada, a Truth Social nunca esteve disponível na Ucrânia e esse facto não se deve a uma decisão de Volodymyr Zelensky.
Este é um dos temas em análise, esta semana, no “Vamos aos Factos”, um programa feito em parceria pelo Polígrafo e pela TSF, que se dedica a desmontar mentiras, inverdades e manipulações que circulam nas redes sociais e no discurso público.
O “Vamos aos Factos” passa na emissão da TSF, todas as sextas-feiras, depois das 09h30 e das 16h00, e está disponível nas plataformas de podcast e nos canais digitais do Polígrafo e da TSF.