O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Vamos aos Factos”: A crise política é terreno fértil para a desinformação?

Luís Montenegro é a figura da semana do "Vamos aos Factos", um programa de rádio semanal feito em parceria pelo Polígrafo e pela TSF.
© Manuel de Almeida/Lusa

A crise política e, em particular, o nome do primeiro-ministro ocupam, há vários dias, um lugar de destaque na agenda noticiosa, mas também nas publicações das redes sociais.

Desde que começaram a ser levantadas questões sobre a possibilidade de Luís Montenegro estar em conflito de interesses, várias informações (umas verdadeiras e outras falsas) tornaram-se virais nas redes sociais e no discurso público.

A realidade mostra que o universo online facilita a partilha de desinformação, mas será a situação de crise política um terreno ainda mais fértil para a disseminação de mensagens falsas ou descontextualizadas? Qual o impacto da desinformação na desconfiança dos cidadãos nos políticos e nas instituições? E que responsabilidade têm atores políticos nesta matéria? 

É isso que analisamos nesta edição do “Vamos aos Factos”, um programa feito em parceria pelo Polígrafo e pela TSF, que se dedica a desmontar mentiras, inverdades e manipulações que circulam nas redes sociais e no discurso público.

O “Vamos aos Factos” passa na emissão da TSF, todas as sextas-feiras, depois das 09h30 e das 16h00, e está disponível nas plataformas de podcast e nos canais digitais do Polígrafo e da TSF.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque